Ascade e Assefe modernizam estruturas de olhos na qualidade de vida dos associados

A formalidade necessária dentro do Congresso Nacional muda quando se fala dos espaços de convivência destinados inicialmente para os servidores da Casa. Dois clubes à beira do Lago Paranoá foram criados para atender os primeiros servidores que ocuparam a recém-criada capital da República. A Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e a Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe) aproveitam a boa localização para fornecer opções que vão do descanso da sauna ao prazer das atividades físicas. Hoje, as duas entidades são aberta ao público em geral.

Diretoria com orgulho
Diretoria da Ascade se orgulha de ambiente bonito e agradável aberto aos servidores da Câmara e convidados. (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O “irmão mais velho” dos dois é a Ascade, que está perto do seu centenário. O clube nasceu no Rio de Janeiro, em 1921, na época em que o estado carioca era a capital, e veio para o DF manter a tradição. Um dos sócios mais antigos é Luiz Roberto Barros, 78 anos, que mostra com orgulho as fotografias em preto e branco daqueles tempos. “Sou associado desde 1963 e não saio, porque é um lugar onde eu me sinto muito bem. A Ascade é um ambiente muito agradável, com visual excelente, onde tudo funciona e eu só tenho amigos”, conta o aposentado.

Clubes para funcionários do Senado e da Câmara dos Deputados passaram a receber todos os brasilienses que querem momentos de lazer à beira do Lago Paranoá

Stand up paddle
Atividade de stand up paddle é uma das atrações da Ascade (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O espaço se reinventou ao longo do tempo. Marcado pelos famosos bailes sociais, ele manteve as festas tradicionais, se firmou como um polo esportivo e acrescentou demandas das novas gerações. O atual presidente da associação, Francisco de Assis, ressalta essas mudanças. “Com o passar dos anos, fomos percebendo a importância de manter os eventos, como nosso arraiá, mas de também incluir atividades como stand up paddle, escola de futebol e aulas de tênis, por exemplo”. A ideia deu tão certo que aumentou o número de sócios e fez com que a Ascade fosse berço de talentos do esporte.

Formando Atletas
Aulas de tênis na Ascade formam atletas como Gabriel Campos. O técnico Josemar Costa se orgulha das atividades (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Gustavo Magalhães Campos, 18, começou a frequentar o clube aos 7 anos, porque o pai era funcionário da associação. “Meu pai dava aulas de tênis e eu comecei a treinar com ele e aproveitar as outras instalações de lá. Praticamente cresci na Ascade jogando, nadando e brincando com meus amigos”, lembra. Foi no clube que Gustavo se tornou adulto e atleta, mas, por um bom motivo, essa ligação com as quadras do local terá uma pausa. “Como evoluí muito no tênis e passei a disputar campeonatos internacionalmente, ganhei uma bolsa de esportista na Augusta University, na Georgia, Estados Unidos”.