A transferência da Ascade para Brasília foi em 1959. Segundo informações nos arquivos da instituição, isso aconteceu antes mesmo da inauguração da Capital Federal, quando a Ascade já se tornara uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de caráter explicitamente representativo, beneficente, recreativo e cultural.

Naquela época, presidia a Associação, Antonio Cardoso de Oliveira (1959 a 1961). Em 1961 o presidente renunciou ao cargo e assumiu em seu lugar Joaquim José Alves, que também veio a renunciar ao cargo no mesmo ano.

Com a transferência da capital, a Câmara dos Deputados passou a ser sediada em Brasília e a Ascade também. Uma parte da Câmara dos Deputados ainda ficou no Rio de Janeiro, logo mais tarde se fez a mudança completa.

#Imagens da construção do Congresso Nacional