Em 2010, a Ascade elegeu a primeira mulher à presidência, Fátima Maria de Freitas Mosqueira, reeleita em 2013 e 2016 pelo segundo e terceiro mandatos consecutivos.
Fátima é servidora da Câmara dos Deputados desde 1974, exerceu cargos importantes no Legislativo, atualmente está aposentada e ainda exerce funções importantes nesta Associação, Sindilegis e Sinlazer.

No histórico da Ascade constam também outras mulheres que estiveram presentes nas diretorias da instituição. Em 1963, por exemplo, a primeira mulher associada passou a integrar ao quadro de diretores da Associação, Ângela Maria Lobo e, posteriormente, Maria Valdira Bezerra.
As mulheres representam muito bem a instituição. Atualmente, no quadro de associados da Ascade, 39% são do sexo feminino.