Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) parabeniza todas vocês guerreiras, fortes, conscientes de seu valor, que lutam pela igualdade e continuam demonstrando sua força nas ruas.

164 anos de luta! Em 2021, o tema do dia é “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19”.

Segundo a ONU Mulheres, o tema 2021 celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia.

Mulheres estão na linha de frente da crise como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia.

A pandemia é exemplo de como as crises econômicas atingiram em maior número as mulheres. Elas foram mais afetadas com desemprego e aquelas que conseguiram manter seus empregos, estão enfrentando grandes dificuldades em conciliar duplas, ou triplas jornadas de trabalho.

E não devemos esquecer que esse momento de crise tem elevado o índice de violência contra a mulher.  O confinamento levou a aumentos das denúncias para as autoridades por violência doméstica.

Em todos os países, muitas mulheres e crianças se viram presas em residências pouco seguras e no Brasil, a pandemia tem agravado muito os feminicídios.

A Ascade em todos esses anos tem sido parceira de entidades que apoiam causa em defesa da mulher e combate qualquer tipo de preconceito, violência e discriminação. A instituição aproveita a oportunidade para destacar que todos unidos refletem mais amor e assim traz melhores resultados para esta luta.

Feliz Dia Internacional da Mulher!