A campanha Agosto Dourado começou neste domingo, 1º de agosto, e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento indispensável para os bebês.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

O Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira (29), a campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.

O objetivo da iniciativa é informar a população sobre a importância do aleitamento materno e incentivar mulheres a amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses da criança, mesmo em casos de Covid-19.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações.

Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, risco de asma, diabetes e obesidade.

A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

 

DOAÇÕES:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), atualmente, o Brasil conta com 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. Por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Leite materno salva vidas! Você sabe como doar?

  • A doadora pode ligar no número 160, opção 4 ou acessar o site Amamenta Brasília, fazer o cadastro, que o Corpo de Bombeiros do DF irá fazer a coleta na sua residência.
  • Caso você deseje doar seu leite, necessite de orientações sobre amamentação e/ou esteja com problemas nas mamas no período da amamentação, entre em contato com o banco de leite ou posto de coleta mais próximo de sua casa.