A diretoria da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) participou durante os dias 12 e 13 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, da primeira edição do Pensar Brasil. Um diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, com debates aprofundado sobre as relações trabalhistas, o crescimento econômico e os desafios do país.

O Congresso contou com a participação de alguns pré-candidatos à Presidência da República, grandes nomes da política, do empreendedorismo, comércio, do sindicalismo e de diversos outros segmentos da sociedade, além de nomes com larga experiência quando o assunto é o mercado de trabalho ou áreas correlatas.

O intuito do encontro foi debater problemas e construir soluções por meio da sistematização e produção de material para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas.

Ao longo dos dois dias, especialistas analisaram adequações das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade.

O evento foi realizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).