Na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, a Ascade deu o pontapé inicial para a abertura do 1º Festival internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama, que aconteceu no salão social Millennium Convention Center.

O evento contou com a participação de autoridades políticas, secretários de Estado, representantes de embaixadas e convidados. Participaram também atletas da canoagem de todas as regiões do Brasil e de mais seis países: Panamá, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Colômbia e Chile.

O 1º Festival ocorre entre os dias 26 e 29 de outubro e celebra o Outubro Rosa reunindo 27 equipes compostas por 400 mulheres que venceram o câncer.

Durante a cerimônia, o presidente da Ascade, Francisco Morais, agradeceu a presença de todos, aos parceiros que se empenharam para que esse evento fosse realizado e enfatizou que é uma imensa satisfação recebe-los.

“Há sete anos abraçamos o projeto Canomama. É papel da Ascade atuar na área social e exercer esse papel solidário. Fico muito feliz em hoje estarmos celebrando esse festival, pois é sinal que estamos no caminho certo e nos inserindo num projeto tão grande”.

Morais ainda destacou que é muito importante para a Ascade e toda a diretoria estar contribuindo com um projeto como esse, declarou aberto o Festival e deu as boas vindas as remadoras e atletas.

A presidente do projeto, Larissa Lima, agradeceu a parceria da Ascade e de todos as instituições presentes e mencionou que a abertura do festival consagrou uma caminhada muito árdua, porém é a cereja do bolo.

“Estou muito feliz por tudo que vai acontecer nos próximos dias e tudo que vem pela frente. Gratidão a todos”, concluiu e agradeceu Larissa.

1º Festival internacional de Dragon Boat

 

Inédito no Brasil, o festival trouxe a modalidade dragon boat, que utiliza uma embarcação coletiva típica da China movida a tração humana. A iniciativa, promovida pela Associação Canomama, também vai contar com o 1º Encontro Nacional de Remadoras Rosas em Brasília.

O evento tem o objetivo de incentivar e democratizar a inclusão das mulheres sobreviventes do câncer de mama na adoção de hábitos saudáveis e na prática de canoagem coletiva no estilo Dragon Boat.

O 1º Festival internacional de Dragon Boat não tem como objetivo à competitividade, mas sim a inclusão, a socialização, a prática de esporte e a qualidade de vida.

Dragon boat é uma modalidade que permite o desenvolvimento físico e psicossocial e é conduzido por até 22 mulheres remando em sincronia. As embarcações medem 12,4 metros (com 1,16m de largura), pesam 250 kg e podem alcançar velocidade média de 22 km/h.