O Sindilegis foi eleito, por meio de voto, como uma das entidades do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) no biênio 2023-2024. As diretoras Fátima Mosqueira e Magda Helena estão indicadas para as funções, respectivamente, como titular e suplente pela entidade.

A lista de entidades da sociedade civil foi divulgada pela Secretaria da Mulher nesta sexta-feira (14). O órgão é responsável por ajudar a monitorar e a definir políticas públicas relacionadas às questões de gênero.

Essa foi a segunda vez que houve um processo eleitoral para o Conselho e o Sindilegis, que já ocupava uma cadeira, foi reeleito. “As mulheres organizadas, tanto de sindicatos quanto de grupos de movimentos sociais, são de extrema importância para ampliar o debate sobre políticas públicas de gênero – além, é claro, do importante papel fiscalizador das ações”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que também preside o CDM-DF.

A diretora de Assistência Social da Ascade, Fátima Mosqueira, que irá representar, mais uma vez, o Sindilegis nessa missão, avalia a responsabilidade do cargo. “Uma das premissas do trabalho no Conselho é cooperar com o governo no desenvolvimento de programas voltados para as mulheres. As questões de gênero e de defesa da integridade física da mulher sempre permearam as ações desenvolvidas no Sindicato. Estamos ansiosos para somar com as entidades eleitas”.

O CDM é um órgão consultivo e deliberativo que tem a finalidade de formular e propor diretrizes ao Governo do Distrito Federal (GDF). São áreas de atuação o combate à violência e à discriminação contra a mulher, a elaboração de ações que incentivem a organização e a mobilização feminina e a realização estudos, pesquisas e debates de temas relacionados às questões de gênero.

Confira a lista de entidades eleitas:

Associação das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-DF)

Instituto Reciclando o Futuro

Grupo Mulheres do Brasil

Associação Comercial do Distrito Federal – ACDF

Instituto Arkrealiza

Instituto Resolve

Clube Soroptimista Internacional de Brasília – SI BRASÍLIA

Escola de Samba Acadêmicos do Riacho Fundo II

Sindicato dos Professores no Distrito Federal – SINPRO-DF

União Brasileira das Mulheres – Seção Distrito Federal (UBM)

Fórum de Mulheres do Mercosul – FMM