Na última quinta-feira, 21 de agosto, a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), representada por seu presidente, Francisco Morais, participou de uma reunião com dirigentes de clubes e o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz.

O encontro teve como pauta central a isenção de IPTU e ITBI para clubes e a regularização fundiária junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

Durante a reunião, o presidente da CLDF entrou em contato imediato com o secretário de Economia, Daniel Izaias, e com o secretário da Casa Civil, Gustavo do Vale, que se comprometeram a dar celeridade aos processos ainda nesta semana.
Segundo Francisco Morais, a expectativa é de que os clubes tenham, em breve, segurança jurídica para continuar prestando serviços à comunidade.

“O presidente Wellington Luiz nos recebeu muito bem e, de imediato, ligou para secretários do GDF cobrando pareceres favoráveis. Nosso objetivo é garantir que a lei seja votada ainda neste ano, possibilitando a regularização das concessões de uso e a isenção de IPTU e ITBI. Temos até dezembro para resolver essa situação e estamos confiantes de que, com esse apoio, avançaremos com tranquilidade”, destacou Morais.

O Sindicato dos Clubes e Entidades de Lazer e Esporte do DF (Sinlazer), representado por seu presidente, Paulo D’Almeida, também destacou que a união do setor é determinante para assegurar conquistas e avanços. “A articulação conjunta fortalece o movimento clubista e aumenta as chances de resultados concretos para todos”, reforçou.

Com a interlocução direta entre o Legislativo, o GDF e os dirigentes clubistas, a expectativa é de que as demandas avancem de forma ágil e efetiva. A Ascade e o Sinlazer reforçam que o diálogo permanente é essencial para garantir maior segurança jurídica às entidades, fortalecendo o papel social dos clubes e assegurando benefícios para toda a comunidade.