Na tarde desta quarta-feira, 03 de setembro, a Ascade sediou a abertura do novo ciclo do Projeto Filhos da Nação, agora contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte Federal. O evento reuniu autoridades, patrocinadores, atletas e representantes de instituições sociais para celebrar a expansão da iniciativa, que une esportes a remo e psicologia junguiana como ferramentas de transformação social no Distrito Federal.

Criado em 2017, o projeto inicia em 2025 o Ciclo Incentivado 2025-2026, oferecendo gratuitamente aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos que vivem em instituições de acolhimento acompanhadas pela Vara da Infância e Juventude.

Na nova fase, o projeto passa a incluir também 10 adultos com deficiência (PCD), oferecendo aulas semanais de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá. Ao longo de 12 meses, 308 pessoas serão beneficiadas com atividades que unem esporte e psicoterapia junguiana, fortalecendo saúde física, mental e emocional.

O presidente da Ascade, Francisco Morais, ressaltou a importância da parceria ao destacar que o esporte não é apenas lazer, mas uma ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação social, reforçando o orgulho da entidade em apoiar uma iniciativa que faz a diferença no Distrito Federal.

A diretora do Ministério do Esporte, da Lei de Incentivo ao Esporte, Caroline Neves, também ressaltou o impacto positivo do projeto, lembrando que ele é voltado para crianças e adolescentes e tem como principal objetivo ampliar o acesso ao esporte, com o apoio da Lei de Incentivo, que viabiliza iniciativas capazes de transformar vidas e ampliar oportunidades.

Já o diretor da Athena Assessoria, Fernando Costa, responsável pela elaboração e aprovação técnica do projeto junto ao Ministério do Esporte, ressaltou a satisfação em acompanhar a execução desta etapa e adiantou que novas edições já estão em andamento, assegurando a continuidade e o impacto social da iniciativa.

Para finalizar, o cofundador do Filhos da Nação, Tiago Souzza, agradeceu aos parceiros e patrocinadores, destacando que a expansão do projeto é a realização de um sonho, possível graças ao apoio constante da Ascade e de empresas como a Neoenergia, Sicoob, Drogasil, BRB Seguros e Emgea, que ampliam o alcance e a potência dessa ação transformadora.