Entre os dias 11 e 12 de setembro, o Congresso Nacional sediou, pela primeira vez, a oitava edição do Congresso dos Servidores da Câmara, do Senado e do TCU (Conlegis). O evento reuniu delegados credenciados para analisar a realidade da categoria diante do cenário político, econômico e social brasileiro e traçar a linha de ação do Sindilegis, além de definir seu plano de lutas.
No primeiro dia, foram eleitos por unanimidade: Evaldo Araújo (TCU), como presidente do Congresso; Vania Nunes de Carvalho (Câmara), como vice-presidenta; e Pedro Mascarenhas (Senado), como secretário.
O presidente da Ascade, Francisco Morais, destacou a importância de sua participação no 8º Conlegis e agradeceu aos 40 colegas que confiaram em sua representação nesse importante colégio.
“Procurei desempenhar meu papel com responsabilidade, contribuindo nas discussões sobre a alteração do estatuto do sindicato, nas moções apresentadas e na definição das prioridades para a nossa categoria. Foram dois dias intensos de debates, ao lado de colegas com quem já compartilho essa caminhada há muitos anos. Reafirmo meu compromisso com a atuação sindical, sempre atento às mudanças e às necessidades dos nossos servidores”.
Morais enfatizou que também esteve presente representando a diretoria da Ascade, reforçando o compromisso coletivo com a construção de um sindicato cada vez mais forte e atuante. Ele lembrou ainda que o colega Alisson atualmente representa o sindicato no Servir Brasil, fórum nacional de debates sobre questões sociais e econômicas que impactam diretamente o serviço público.
Confira o vídeo publicado no Instagram da entidade sobre o encontro. Clique aqui.
Após a eleição da mesa, iniciaram-se as deliberações sobre moções e propostas de alteração de mérito do Estatuto do Sindilegis. No segundo dia do evento, os delegados concluíram as deliberações em uma maratona que somou mais de 20 horas de trabalho.
As fotos do evento estão disponíveis no Flickr: https://www.flickr.com/photos/sindilegisoficial/
Foto de abertura: Gustavo Glória
Fonte: Ascom / Sindilegis