O Projeto Filhos da Nação realizou, na última quinta-feira (27), uma ação educativa voltada à sustentabilidade, com coleta de resíduos no Lago Paranoá, plantio de mudas na nova sede do projeto, situada na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e uma roda de conversa sobre consciência ambiental.
A iniciativa, batizada de Eco Remada, foi realizada em canoa havaiana, durou duas horas e resultou na retirada de cerca de 50 kg de lixo do lago, incluindo plásticos, vidros, pneus e outros resíduos.

A ação contou com a parceria da Flua Consultoria Ambiental, Araticum Educação e OndaSup. A Ascade atuou como ponto de coleta, as mudas foram doadas pela Flua e o plantio coordenado pela Araticum. Já a OndaSup forneceu a canoa e os equipamentos, enquanto o Filhos da Nação mobilizou os participantes.
Para o presidente da Ascade, Francisco Morais, ações como essa têm papel fundamental na transformação social e ambiental. “Apoiar o Projeto Filhos da Nação é investir em cidadania, educação e no futuro das nossas crianças e do Cerrado. Iniciativas assim reforçam o compromisso com uma Brasília mais consciente e sustentável”, afirmou.
O projeto já planeja uma nova edição da ação para o início de 2026, com a proposta de incorporar a limpeza do lago à sua rotina.
Projeto Filhos da Nação
Desde 2017, o Projeto Filhos da Nação utiliza os esportes aquáticos como ferramenta de transformação social no Distrito Federal. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em acolhimento institucional, acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude.





