Juntos com os nossos associados há mais de 100 anos

Fundada em 1921 no Rio de Janeiro, a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) surgiu como uma modesta caixa de pecúlio auxiliar. Anos mais tarde se tornou Associação, ganhou sede própria e hoje é uma entidade responsável pelo apoio à formação de atletas e por promover o bem-estar social daqueles que nela confiam.

• 2018 – Concluída as obras do novo Salão de Eventos “Millennium Convention Center”.
  • 2017 – Ascade assina convênio com o Legis Club Brasil, trazendo benefícios para o sócio.
  • 2016 – Atleta da Ascade, Luiz Claudio, é destaque em campeonato nos EUA.
  • Professor de Futevoley da Ascade, Tapioca, recebe homenagem nas Olimpiadas Rio 2016.
  • 2015 – Associação firma parceria que retoma as obras do Centro de Eventos Ascade.
  • 2014 – Restaurante da Ascade foi reformado.
  • 2013 – Ascade é campeã em duas modalidades dos jogos mundial máster de Voleibol na Itália.
  • 2012 – O tênis, principal esporte praticado na instituição ganha presente. É inaugurada a primeira quadra de saibro na Ascade. Também é entregue o aquecimento das piscinas e os boxes para embarcações.
  • – Em 21 de novembro, o governador do Distrito Federal sancionou o Projeto de Lei nº 1090/2012, intitulado de (Lei dos Clubes), do próprio Poder Executivo, que dispõe sobre a regularização fundiária de unidade imobiliária ocupada por associação ou entidade sem fins lucrativos. Este projeto de Lei resolve um problema grave enfrentado pela Ascade.
  • 2010 – Foi eleita a primeira mulher à presidência da Ascade – Fátima Maria de Freitas Mosqueira
  • 2009 – Realizado o primeiro Reveillon da Ascade na gestão do presidente Luiz Claudio Rabello Pettená.
  • 2004 – O presidente Gilmar de Morais Bezerra começa uma série de obras, incluindo o ginásio e a nova sede social.
  • Eraldo paixão e Eurico Benjamim arquiteto e engenheiro responsáveis pelas obras.
  • 1995 – Na gestão de Francivaldo de Oliveirada Costa (Goya), diretor-social, começam os grandes eventos na Ascade, com produções mais elaboradas, a exemplo os eventos com trio elétrico.
  • 1993 – Foi entregue o primeiro pré-projeto da sede social.
  • 1992 – Criação do plano de saúde da Ascade, em função do não atendimento da antiga administradora. O plano teve boa adesão, com mais de 300 sócios inicialmente.
  • 1991 – O presidente José Romero Pereira inicia e conclui obras das churrasqueiras e as quadras de tênis, além de abrir ruas e melhorar o acesso.
  • 1991 – O presidente Aragão inicia obras dos campos de futebol.
  • 1990 – Primeiras obras na nova sede no Setor de Clubes – Secretaria e portaria.
  • 1989 – A Câmara dos Deputados não possuía planos de saúde, pensando nisso é que a Ascade fecha contrato com a administradora do grupo Golden Cross.
  • 1988 – Muitas associações já contavam com terreno em área próxima ao Lago Paranoá. Depois de muitas pesquisas, em maio deste ano, foi doado o terreno no Setor de Clubes Sul com um bom tamanho, na gestão do presidente Vamásio Aragão. A sede social foi sendo transferida pouco a pouco.
  • Francisco Domingos da Silva realiza a primeira festa de São João na Ascade com o Trio Siridó.
  • 1987 – É realizada a primeira Colônia de Férias da Ascade com o Diretor Paulo de Tarso, na presidência de Valmásio Aragão. Paulo de Tarso era educador físico e foi pioneiro na realização de grandes eventos esportivos como a Corrida Humanista em 1989.
  • 1987 – A Ascade é convidada pelo então diretor-geral, Adelmar Silveira Sabino, para administrar toda a estrutura de restaurantes e lanchonetes da Câmara dos Deputados. Procurando profissionais gabaritados para gestão e alimentação em Brasília. Com os recursos advindos da administração das mais de 10 unidades, a associação pode incrementar a receita e investir em obras na sede náutica.
  • 1981 – 1985 – Na gestão de Wilson Corrêa conclui-se os trâmites burocráticos para aquisição de um novo terreno.
  • 1981 – A Ascade se torna referência no futebol de salão, se tornando campeã brasileira na modalidade.
  • 1977 – Toma posse o presidente José Roberto Serejo. O diretor-geral da Câmara dos deputados à época, Dr. Luciano Brandão, em reunião com Serejo questionaram a possibilidade de a associação contar com um terreno no Setor de Clubes.
  • Marcada a reunião com o Governador Elmo Serejo, que resultou na destinação de terreno no Setor de Clubes Sul. E deste terreno foi feita a doação pelo então governador à associação.
  • Começa nesta gestão a integração para associação à Ascade de funcionários da administração, secretarias, portaria e zeladoria, sem restrições, com o intuito de abranger todos os funcionários da Casa.
  • Visita do Governador Elmo Serejo a Ascade.
  • 1976 – Inauguração do Ginásio Luciano Brandão, antigo Diretor Geral da Câmara dos Deputados bastante atuante na Ascade.
  • 1974 – Inauguração da sede L2 Sul na gestão do Presidente Walter Caldas
  • 1967 – Doação de terreno na L2 Sul pela Novacap.
  • 1964 – Foram registradas as primeiras discussões sobre como conquistar um terreno para sediar a Associação, onde se cogitaram a aquisição de terreno em cidades satélites, mas foi escolhido o Plano Piloto pela proximidade com as residências dos associados e pela dificuldade de acesso.
  • 1963 – Criação do Conselho Fiscal já em Brasília, antigo Conselho Deliberativo e aprovação de um novo estatuto.
  • Também neste ano a primeira mulher associada a fazer parte da diretoria – Ângela Maria Lobo e, posteriormente, Maria Valdira Bezerra.
  • 1961 – Eleito primeiro Conselho Deliberativo no Rio de Janeiro.
  • Primeiro registro em ata feito em Brasília em 24 de janeiro de 1961.
  • 1959 – Transferência da Capital para Brasília. A Câmara dos Deputados passa a ser sediada em Brasília e a Ascade também. Uma parte ainda fica no Rio de Janeiro, logo mais tarde se faz a mudança completa.
  • Em 1º de setembro foi eleita primeira diretoria que viria a Brasília mais tarde, com mandato até 1961.
  • 1939 – A caixa auxiliar é transformada em Ascade – Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados com sede no Palácio Tiradentes no Rio de Janeiro.
  • 1921 – Criação da Caixa Auxiliar no Rio de Janeiro. Que começou como uma Caixa Auxiliar de funcionários da Portaria da Câmara dos Deputados.
MANDATO PRESIDENTE
1921 – 1922 MANOEL HONÓRIO FERREIRA
1922 – 1923 ÉRICO FERREIRA PACHÊCO
1923 – 1924 ÉRICO FERREIRA PACHÊCO
1924 – 1926 ÉRICO FERREIRA PACHÊCO
1926 – 1928 HERMETO DUARTE
1928 – 1932 ARMANDO GONÇALVES DOS SANTOS
1932 – 1935 CARLOS MARCELINO DA SILVA
1935 – 1938 CARLOS MARCELINO DA SILVA
1938 – 1941 CARLOS MARCELINO DA SILVA
10ª 1941 – 1944 CARLOS MARCELINO DA SILVA
11ª 1944 – 1947 CARLOS MARCELINO DA SILVA
12ª 1947 –  1953 BENEDITO HENRIQUE
13ª 1953 – 1956 BENEDITO HENRIQUE
14ª 1956 – 1959 SIMEÃO DE OLIVEIRA
15ª 1959 – 1961 ANTÔNIO CARDOSO DE OLIVEIRA
16ª 1961 – 1961 ANTÔNIO CARDOSO DE OLIVEIRA (RENUNCIOU)
17ª 1961 – 1961 JOAQUIM JOSÉ ALVES (Renunciou 17-10-1961)
18ª 1961 – 1963 JOÃO ROMEIRO DE CARVALHO
44ª 2017 – 2019 FÁTIMA MARIA DE FREITAS MOSQUEIRA
45ª 2019 – 2022 FRANCISCO DE ASSIS DE MORAIS
Estatuto

Nossas diretrizes nos guiam.

Mais do que um Clube, um lugar especial para você e sua família! Estes são as diretrizes que ancoram o nosso estatuto.

Missão

Nosso objetivo é promover o bem-estar dos associados e seus familiares, oferecendo um espaço ideal para a prática de atividades culturais, esportivas e sociais. Além de oferecer serviços de alta qualidade para atender as necessidades dos sócios e seus dependentes.

Visão

Visamos transformar a Ascade no melhor clube do DF por meio da união da diretoria, funcionários, associados e parceiros, trabalhando em equipe, com respeito e honestidade.

• Integridade;

Rogério Siqueira

Balancetes

Demonstrativos Financeiros Mensais

Com o objetivo de reafirmar o compromisso de transparência e participação para com os seus associados, a gestão atual da Ascade disponibiliza todos os balancetes mensais.

Balancetes Mensais - Ano 2022
Balancetes Mensais - Ano 2021