A Ascade participou, na última quarta-feira, 9 de outubro, do Fórum de Formação Esportiva do Distrito Federal, que reuniu cerca de 500 participantes, incluindo autoridades esportivas, gestores de clubes, atletas olímpicos e técnicos.

O evento foi organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Ministério do Esporte, o Sinlazer-DF e a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. O principal objetivo foi promover o esporte e divulgar as oportunidades oferecidas pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, além de estimular o intercâmbio de conhecimentos em gestão esportiva entre profissionais da área.

O Fórum se destacou como uma das principais plataformas para discutir a formação de atletas no Brasil, com foco no desenvolvimento desde a base até o alto rendimento. A Ascade esteve representada por seu presidente, Francisco Morais, e o diretor de esportes, Marcos Alberto.

Com uma programação diversificada, o Fórum trouxe à capital federal grandes nomes do esporte brasileiro, como os embaixadores do CBC, André Heller, Emanuel Rego e Lars Grael. Os três medalhistas olímpicos compartilharam suas experiências e participaram de debates sobre as melhores práticas para a formação de novos talentos no país. Outro destaque foi a apresentação de Emerson Appel, gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, que abordou os recentes avanços e conquistas do Programa de Formação de Atletas.

Para o diretor de esportes da Ascade, Marcos Alberto, o Fórum é uma oportunidade ímpar para promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os diversos setores do esporte. “Acreditamos que, investindo na formação de atletas desde a base, estamos construindo um futuro mais promissor para o esporte brasileiro. Eventos como este são essenciais para fomentar a colaboração e fortalecer as práticas de gestão esportiva, garantindo que novos talentos tenham as melhores condições para se desenvolverem e alcançarem seu potencial máximo”, concluiu o diretor.

Já o presidente Francisco Morais destacou a importância do evento, ressaltando a necessidade de mais incentivos para o esporte brasileiro. “É fundamental que o Estado amplie seus investimentos na base dos atletas, apoiando cada vez mais iniciativas como o CBC. Os recursos provenientes da loteria e outras fontes, como as bolsas-atleta, são essenciais para ajudar os atletas em sua jornada, permitindo que eles conquistem mais medalhas para o Brasil. Somente com incentivo será possível desenvolver o verdadeiro potencial dos atletas”, finalizou.