O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). Em apoio ao Novembro Azul, a Ascade ficará iluminada na cor azul durante todo o mês.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.

O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens que não possuam casos desse tipo de câncer na família e dos 45 anos para negros e demais homens com histórico familiar da doença.

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, tendo como inspiração o Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Nesse estágio, os sintomas são:

  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • dores ósseas.

 

São fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio);
  • raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer);
  • obesidade;
  • idade (mais frequente a partir dos 55 anos);

 

Prevenção e tratamento

A realização de exames periódicos anuais impede que a doença seja detectada já em estágios mais avançados. Quando descoberto e tratado precocemente, as chances de cura são de cerca de 90%.